Passeio Volta a Ilha

SAIDA: 09h30min
RETORNO: 17h30min 
DURAÇÃO: 8 horas
TRANSPORTE: LANCHA RÁPIDA
 

Passeio Volta à Ilha

O passeio mais famoso e requisitado de Morro de São Paulo é o Volta à Ilha. Isso porque fazendo esse tour você terá um conhecimento de todo Arquipélago de Tinharé, passando pelos principais pontos de visitação! 
 

O início do passeio é no ponto de embarque na Terceira Praia de Morro de São Paulo. O tour então segue com a lancha até a primeira parada: as piscinas naturais de Garapuá, onde fica em torno de 40 minutos. No local há um bar flutuante que serve bebidas e petiscos e torna a experiência ainda mais gostosa!
 

Em seguida, o passeio segue até as piscinas naturais de Moreré, em Boipeba, também com parada de cerca de 40 minutos. 
 

A sensação de mergulhar nas piscinas naturais em alto mar é indescritível! As águas cristalinas, mornas e repletas de peixes coloridos são um convite para relaxar e um snorkel para mergulhar é indispensável para apreciar toda a beleza subaquática. 
 

Após os mergulhos, a próxima parada é a ilha de Boipeba para almoço que pode ser:

  • na Praia de Cueira: onde fica a famosa lagosta do Guido e um cenário paradisíaco em meio a um imenso coqueiral que envolve a orla de areia clara e águas cristalinas; 
     
  • ou em Boca da Barra (onde está localizada a vila de Velha Boipeba, feirinha artesanal e o museu dos ossos, além é claro de uma praia belíssima. 
     

A parada para o almoço dura em média 02h30min.

O passeio continua pelo Rio do Inferno, que leva esse nome graças a uma lenda do ano de 1531: pelo fato do rio ser muito raso e de dificílima navegação, as embarcações dos portugueses encalhavam, sendo então atacados pelos índios Aimorés que eram canibais! Devia ser mesmo um inferno para os conquistadores.
 

Mas, hoje é tudo muito tranquilo e há parada no povoado de Canavieiras para provar as ostras bem fresquinhas e um banho de rio! 
 

E, a última parada é na cidade histórica de Cairu - nossa capital. Aqui a visita é no Convento de Santo Antônio, que é a primeira manifestação do Barroco arquitetônico no Brasil e um expressivo e influente exemplo da arquitetura franciscana no país, imitada em vários outros templos nacionais. Um patrimônio histórico riquíssimo da nossa região! 
 

E finaliza o passeio navegando pelo rio e descobrindo cenários incríveis dos manguezais até chegar novamente à Morro de são Paulo, onde o desembarque é feito no porto (cais de Morro) por volta das 17h30min. 
 

 


OBSERVAÇÃO: no total são cinco paradas durante o passeio. Porém, dependendo da maré e condições de navegação, as agências realizam menos paradas. Se a maré subir, não é possível parar nas duas piscinas naturais e se escolhe uma delas. Então, o ideal é verificar que a maré esteja baixa para conseguir parar em todos os pontos. 


Prontos para embarcar nesse passeio completo pelo Arquipélago de Tinharé? Vem pra Morro!

Reserve sua estada na Patuá do Morro


 

Veja também:

Praias de Morro de São Paulo

Roteiro de 5 Dias por Morro de São Paulo 

Experiências que Você precisa Ter em Morro de São Paulo